Dspertai de 2008

19/12/2009 01:39

 

Aconchegados na neve

DO REDATOR DE DESPERTAI! NA FINLÂNDIA

Assunto relacionado:

* A criação animal magnifica a Jeová

Sem roupas e calçados adequados, os humanos sofreriam muito e até morreriam nos gélidos invernos do extremo norte. No entanto, para inúmeros animais, a vida continua, não importa a estação do ano. Além de ficarem bem aquecidos com seus “casacos de inverno”, de pele ou de pena, os animais também fazem bom uso da surpreendente característica isolante da neve.

A neve consiste em cristais de gelo formados diretamente pelo congelamento do vapor de água — 25 centímetros de neve equivalem a cerca de 2,5 centímetros de água. Assim, a neve contém muito ar retido entre os cristais. Esse notável fator a torna um bom isolante contra o frio extremo, protegendo sementes e plantas até o degelo da primavera. Então, igual a um imenso reservatório de água congelada que se amoldou ao terreno, a neve derrete, irrigando o solo e alimentando as correntes de água.
Vida debaixo do “cobertor”

Movendo-se depressa através de uma rede de túneis logo abaixo da neve, animaizinhos peludos realizam suas atividades diárias, que na maior parte envolvem uma busca frenética por alimento. Entre eles estão lemingues, ratos silvestres e musaranhos — pequenos insetívoros noturnos, aparentados às toupeiras. Por outro lado, camundongos podem ser vistos com freqüência correndo sobre a neve à procura de frutinhas, nozes, sementes e da casca macia de árvores novas.
Lebre

Lebre

Como mamíferos pequenos conseguem manter a temperatura certa do corpo? Muitos, além do casaco de inverno, têm também dentro de si um “aquecedor” natural na forma de um metabolismo acelerado. Como pode imaginar, esses aquecedores precisam de muito combustível. Os musaranhos, por exemplo, comem todo dia quase o equivalente ao seu peso em insetos, larvas e pupas. A menor espécie de musaranho — o solex minutos — em proporção, come ainda mais! Portanto, praticamente todo o tempo em que estão acordados é preenchido pela procura incansável por comida.

Muitos animais pequenos, por sua vez, são o cardápio preferido de predadores como a coruja e dois outros membros da família da doninha: a doninha-grande e a doninha-anã. Esbeltas e ágeis, as doninhas conseguem transitar com facilidade nos labirintos sob a neve em sua busca por comida. As doninhas até mesmo caçam coelhos maiores do que elas.

As corujas também ficam à espreita. A coruja-lapônica tem uma audição tão aguçada que pode detectar e perseguir um rato silvestre se movimentando debaixo da neve, desde que a camada não esteja muito alta. Assim que a coruja localiza seu alvo, ela se lança de modo certeiro sobre a presa, prendendo-a com suas garras fortíssimas e levando-a embora. Mas neve alta pode significar fome e, conseqüentemente, morte para muitos predadores, além de resultar numa superpopulação de presas.

Assim, para não morrerem de fome durante o inverno, quando há pouco para comer, muitos animais recorrem às reservas de gordura acumuladas durante os meses mais quentes. No entanto, quase sempre há algum alimento disponível. Por exemplo, os alces mordiscam galhos novos de árvores, especialmente pinheiros. Os esquilos se alimentam de sementes nutritivas guardadas em suas “despensas”. As lebres roem raminhos, brotos e a casca nova das árvores. E certas espécies de aves gostam de frutinhas congeladas e ramos de pinheiro.
Petréis

Petréis dentro de uma caverna
Mergulho na neve!

Várias aves aproveitam a propriedade isolante da neve para se manterem aquecidas enquanto descansam durante o dia ou dormem à noite. Entre elas estão a galinha-do-mato, o galo-lira, o lagópode e pássaros como o pintarroxo, o pilro-chilreiro e o pardal. Se a camada de neve for alta e macia, algumas aves mergulham nela, como uma ave marinha mergulha na água. Essa estratégia engenhosa não deixa nenhum rastro para predadores verem ou farejarem.

Uma vez dentro da neve, as aves escavam um abrigo horizontal de até 90 centímetros de comprimento, chamado kieppi em finlandês. Durante a noite, ventos apagam da superfície da neve quaisquer sinais de vida debaixo dela. Quando pessoas saem para fazer uma caminhada e chegam bem perto de uma dessas tocas aviárias, o ruído das pisadas alerta as aves. A resultante explosão de neve e o bater frenético de asas, a apenas alguns passos de distância, podem dar um bom susto em qualquer pessoa que caminha por ali.
A troca de “roupa”
Raposa-ártica

Raposa-ártica

Com as mudanças de estação, alguns animais árticos trocam sua “roupa de verão” por um casaco de inverno que combine com o ambiente coberto de neve, numa espécie de camuflagem. Na Finlândia, durante o outono, a pelagem da raposa-ártica, da lebre-azul e de várias espécies de doninhas fica densa, branca ou quase branca.

De modo similar, a plumagem do lagópode, que no verão tem uma coloração mosqueada, se transforma num branco brilhante. E os dedos dos pés, que durante os meses quentes têm poucas penas, passam a ter muitas delas, servindo como eficientes “sapatos de neve”. Mesmo durante a mudança de “roupa”, algumas espécies de presas ficam protegidas porque suas tonalidades variadas combinam com o tom mesclado do chão parcialmente coberto de neve.
Gansos

Cisnes

Já se perguntou por que as aves, muitas das quais andam na neve ou no gelo com as pernas desprotegidas, não sofrem com o frio sem ao menos sentir muito desconforto? Elas possuem nas pernas um transformador de calor magnificamente planejado. Esse notável projeto faz com que o sangue arterial quente vindo do coração flua para as pernas e aqueça o sangue frio que retorna dos pés.

De fato, dos pólos gelados aos trópicos quentes de nosso planeta, espécies de vida não só sobrevivem a temperaturas extremas, mas se desenvolvem bem nelas. Homens e mulheres que descobrem e documentam essas espécies geralmente recebem muitos elogios por seus esforços — e com razão! Então, quanto mais devemos louvar o Criador dessas maravilhosas formas de vida na Terra! Revelação (Apocalipse) 4:11 diz: “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”
Testemunhas de Jeová pregando
Definitivamente não há tempo ruim para os cristãos!

Durante os meses de inverno, as Testemunhas de Jeová na Finlândia se agasalham e continuam com suas atividades espirituais. Algumas delas não se importam em viajar longas distâncias para assistir às reuniões cristãs. De fato, a assistência às reuniões em áreas rurais não diminui durante os vários meses de frio. As Testemunhas de Jeová também se mantêm ocupadas no ministério de pregação. Com certeza, elas consideram um privilégio tão grande dar testemunho sobre o Criador, Jeová Deus, que deixam de bom grado o conforto de seus lares para proclamar o Seu Reino. — Mateus 24:14.

Publicado na Despertai! de fevereiro de 2008

Pesquisar no site

Nova lista

O sol

O sol pode ser o mesmo cada vez que amanhecer o dia pode ser outro cada vez que ele surgir porém o carinho que eu tenho por você não há sol que escureça e não é diferente a cada dia que amanhece. Desejo que seja sempre muito feliz tão radiante como a energia que o sol traz e tão brilhante como cada...

Para Meditar...

Para Meditar... Malaquias 3:3 diz: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'  Esse versículo bíblico deixou curiosas umas irmãs durante um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e a natureza de Jeová Deus. Uma delas...

RENOVAÇÂO.

Quando dizemosque as pessoas não mudam deixamos os cientistas loucos .................. Porque a mudança é literalmente a única constante da ciência ........ Energia,matéria estão sempre mudando .............. Transformando-se,fundindo- se,crescendo e morrendo ................. O modo como as...

UM FELIZ ANO NOVO!!‏

(`“·.¸(`“·.¸ ¸.·“´) ¸.·“´·.¸(`“·.¸ ¸.·“´) ¸.·“´) "UM FELIZ ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS, PAZ, SAÚDE, SUCESSO, ENERGIAS POSITIVAS PARA VC E FAMILIARES"!!.   Que as VERDADEIRAS AMIZADES continuem eternas e tenham um especial em nossos corações . Que as LÁGRIMAS sejam poucas,que as ALEGRIAS...

Queria ter te conhecido antes!‏

Queria ter lhe conhecido antes Muito antes... Para que nenhum de nós dois tivesse Medos ou cicatrizes... Queria ter estado com você Quando seu coração descobriu O que era AMOR Quando seu corpo descobriu O que era DESEJO E antes que pudesse sofrer Eu estaria do seu lado Amando-lhe Entregando-me E...

O poder das afirmações positivas

O poder das afirmações positivas Leonardo Chioda O poder das afirmações positivas Você já deve ter ouvido falar que "as palavras têm poder". Mas será que você acredita nessa afirmação? O que você não sabe é que seus pensamentos e convicções sobre a vida e as circunstâncias podem ...

QUEM TIROU FÉRIAS‏

Quem tirou férias até aqui conseguiu recarregar a bateria para seguir mais renovado na rotina do dia a dia. A má notícia é que o retorno à vida normal também implica em maior gasto de energia e até no aumento de estresse. O fato é que faltam poucos meses para o fim do ano. E, sim, vai passar ...

Viva até 20 anos mais com seis hábitos‏

Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais Comer mais fibras, dormir melhor e fazer sexo também favorecem a longevidade Por Ana Maria Madeira Publicado em 27/10/2010 Dois americanos parecem ter encontrado a fórmula para viver até 20 anos mais sem recorrer a tratamentos ...

Qual é...‏

Qual é... O dia mais belo? - Hoje... A coisa mais fácil?- Equivocar-se... O maior obstáculo? - Medo... O maior erro? - Abandonar-se... A raiz de todos os males? - Egoísmo... A distração mais bela? - Trabalho... A pior derrota? - Desalento... Os maiores professores? - Crianças... A...

Rosas p vc!!!‏( Dagmar Braga)

  Te ofereço um jardim de Rosas pela Amizade: Gosto Muito De Você... espero que goste!!!   É muito bonito oferecer flores para uma amiga.  

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode